Poderia me considerar um "colecionador" por ter mais de 80 bicicletas, mas acho que me enquadro mais como um conservador. Todas as bicicletas mostradas neste blog são minhas e como não são peças de museu, não devem ser usadas como parâmetros para restaurações. Procuro chegar o mais próximo dos padrões de originalidade, mas algumas delas foram montadas de acordo com minhas lembranças ou vontades.
Amigos/Colaboradores:
- Ernesto Friesen
- Meu querido e saudoso amigo Rudy Tows (in memorian )
- Eduardo Tows
- Dalberto Brozosky
- Zé Catarina
- Guilherme Komar Muniz
- Hilsoni Kreusch
- João Szimcziki e Ronaldo Vieira
(Cicles Rui Barbosa)
- Cromagem São Leopoldo
Moro em Curitiba, mas sou de Joinville, que já foi considerada a "Cidade das Bicicletas". De minha infância, lembro das grandes procissões diárias de operários em suas "zicas" (como eram chamadas na época, nome que ainda permeia o vocabulário local) indo para o trabalho. Além das várias provas anuais de velocidade que passavam em frente da minha casa.
A primeira bicicleta da minha memória foi uma Prosdócimo, em que meu pai levava a mim e ao meu irmão para passear. Ainda temos fotos dela. Mais tarde esta foi herdada pelo meu irmão mais velho. Ganhamos um par de "Bandeirantes" no natal de 1963. Eu tinha então 5 anos. Eram brinquedos de duas rodas (inicialmente com rodinhas), mas com engrenagem traseira "seca", sem rolamento. Sou seja: enquanto a bicicleta estivesse andando, os pedais acompanhavam.
Mais tarde, por volta de 1970, ganhei uma Caloi, objeto deste comentário. Era uma bicicleta usada, de modo que o modelo deve ser de alguns anos antes. Busquei um monte na Internet e não achei nenhuma exatamente igual. Apenas duas se aproximam do que lembro da "magrelinha". A primeira (com mais chance de ser) é a Caloi Rio 400, que aparece em sua versão feminina aqui (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-512051781-bicicleta-antiga-caloi-aro-22-_JM). A outra é a Fiorentina que aparece em http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-511853986-caloi-fiorentina-raridade-anos-60-_JM. Nos dois casos, parece-me que o guidão é diferente do da minha. Mas aí a memória pode trair bastante. Já lá se vão mais de 40 anos, afinal.
Onde posso conseguir referências a estes modelos para que possa "resgatar" a memória do veículo que me levou a conhecer boa parte da cidade, que na época tinha menos de 1/4 do tamanho atual?
Prezado Mário, bom dia ! Obrigado pelo contato e por relatar parte da sua história em meu blog. Pelo que deu pra entender, sua bicicleta era aro 22. Se for, tenho em casa três modelos (+ 1 que está na pintura) e acredito que alguma delas seja ao menos parecida com a sua. Inclusive tenho uma dessas Bandeirantes... Já que vc está morando em Curitiba, sinta-se convidado a visitar minha coleção. Entre em contato através do e-mail osmarempinotti@hotmail.com que combinamos um dia. Abraço.
Oi Elton bom dia ! Que bacana que vc visitou meu blog e que ele te trouxe boas lembranças. Então, quando vier pra cá de novo me avise, que vou trazer uma Berlineta pra vc dar uma voltinha e matar a saudade.. Abraço amigo,
Bom dia. Parabéns pelo trabalho.
ResponderExcluirMoro em Curitiba, mas sou de Joinville, que já foi considerada a "Cidade das Bicicletas". De minha infância, lembro das grandes procissões diárias de operários em suas "zicas" (como eram chamadas na época, nome que ainda permeia o vocabulário local) indo para o trabalho. Além das várias provas anuais de velocidade que passavam em frente da minha casa.
A primeira bicicleta da minha memória foi uma Prosdócimo, em que meu pai levava a mim e ao meu irmão para passear. Ainda temos fotos dela. Mais tarde esta foi herdada pelo meu irmão mais velho. Ganhamos um par de "Bandeirantes" no natal de 1963. Eu tinha então 5 anos. Eram brinquedos de duas rodas (inicialmente com rodinhas), mas com engrenagem traseira "seca", sem rolamento. Sou seja: enquanto a bicicleta estivesse andando, os pedais acompanhavam.
Mais tarde, por volta de 1970, ganhei uma Caloi, objeto deste comentário. Era uma bicicleta usada, de modo que o modelo deve ser de alguns anos antes. Busquei um monte na Internet e não achei nenhuma exatamente igual. Apenas duas se aproximam do que lembro da "magrelinha". A primeira (com mais chance de ser) é a Caloi Rio 400, que aparece em sua versão feminina aqui (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-512051781-bicicleta-antiga-caloi-aro-22-_JM). A outra é a Fiorentina que aparece em http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-511853986-caloi-fiorentina-raridade-anos-60-_JM. Nos dois casos, parece-me que o guidão é diferente do da minha. Mas aí a memória pode trair bastante. Já lá se vão mais de 40 anos, afinal.
Onde posso conseguir referências a estes modelos para que possa "resgatar" a memória do veículo que me levou a conhecer boa parte da cidade, que na época tinha menos de 1/4 do tamanho atual?
Prezado Mário, bom dia !
ExcluirObrigado pelo contato e por relatar parte da sua história em meu blog. Pelo que deu pra entender, sua bicicleta era aro 22. Se for, tenho em casa três modelos (+ 1 que está na pintura) e acredito que alguma delas seja ao menos parecida com a sua. Inclusive tenho uma dessas Bandeirantes... Já que vc está morando em Curitiba, sinta-se convidado a visitar minha coleção. Entre em contato através do e-mail osmarempinotti@hotmail.com que combinamos um dia. Abraço.
Oi Osmar. Muito legal, lembrei da minha infância em uma berlineta da caloi (aro 20)
ResponderExcluirElton Barros
Oi Elton bom dia !
ExcluirQue bacana que vc visitou meu blog e que ele te trouxe boas lembranças. Então, quando vier pra cá de novo me avise, que vou trazer uma Berlineta pra vc dar uma voltinha e matar a saudade.. Abraço amigo,
Bom dia gostaria de saber se VC poderia me ajudar a identificar esta bicicleta mas não consigo publicar a foto com faço?
ResponderExcluirBom dia gostaria de saber se VC poderia me ajudar a identificar esta bicicleta mas não consigo publicar a foto com faço?
ResponderExcluirBoa tarde Marcos, manda foto pro e-mail osmarempinotti@hotmail.com
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